Entenda o que é a Disfagia

Vamos falar de Disfagia? É uma alteração muscular e neurológica comprometendo a função da Deglutição e podem levar ao enfraquecimento da proteção da glote, não conseguindo tampar a traqueia para o alimento ir para o esôfago, havendo  aspiração de saliva, substâncias contaminadas, corpos estranhos, causando a PNEUMONIA ASPIRATIVA.

Como identificar? O paciente tosse, engasga,  engole várias vezes ao comer e observamos resíduos alimentares na região do vestíbulo, sobre e abaixo da língua, orofaringe com escape de alimentos e líquidos. O paciente sente que “não desceu a comida”, apresentando regurgitação oral, nasal, dificuldade de falar, cansaço para se alimentar e Sialorreia (babação).

Muito comum em idosos (com maior chance de Pneumonia Aspirativa e devemos ficar muito atentos), pacientes muito tempo intubados e internados, com alterações neurológicas e em patologias de cabeça e pescoço, como os pacientes oncológicos, com doenças respiratórias e refluxo gastroesofágico.

O Tratamento é multidisciplinar, após correto diagnóstico e é fundamental a participação da Fono com o Cirurgião Dentista. Vai desde exercícios para fortalecer musculatura orofacial modificações nas consistências, volume e temperatura dos alimentos e utilização de espessantes até realização de Cirurgias. 

A  Prevenção de aspiração se dá com o paciente sentado em 90° para comer e escovar os dentes; só utilizarmos alta rotação com excelente aspiração e isolamento absoluto; realizar cirurgias odontológicas com tampão de gaze na orofaringe.

Os pacientes disfágicos só devem utilizar próteses após tratamento e liberação da Fono, pois caso esteja frouxa podem deglutir.